terça-feira, 29 de outubro de 2013

Novos parques eólicos começam a gerar energia
Dois dos quatro parques eólicos construídos pela Tractebel Energia no município de Trairi, no Ceará, entraram em operação comercial na manhã do dia 28 de outubro. Juntos, Trairi e Guajiru tem capacidade instalada de 55,4 MW. “A energia gerada nestes parques eólicos está integralmente vendida diretamente para consumidores livres”, explica o diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos, José Luiz Jansson Laydner.
Até o final do ano, revela o diretor, os aerogeradores dos outros dois parques - Flexeiras e Mundaú - também entram em operação comercial. Desta forma, o Complexo Trairi atinge sua capacidade instalada nominal de 115,4 MW, que é suficiente para abastecer uma cidade de mais de200 mil habitantes.
Laydner explica que a comercialização desse projeto é uma alternativa inovadora para a Tractebel, pois permite ampliar a oferta para consumidores livres especiais, aqueles com demanda entre 0,5 MW e 3 MW, como shoppings centers, pequenas indústrias, médias empresas e supermercados. Quem optar por esse tipo de energia, oriunda de fontes renováveis não convencionais, como parques eólicos, usinas à biomassa e PCHs, tem desconto de 50% na tarifa de uso da rede elétrica.
Com investimento de R$ 490 milhões, sendo R$ 350 milhões financiados pelo do BNDES e o restante de recursos próprios, esse parque começou a ser construído em 2012 e empregou, no auge, quase mil pessoas.


AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS- Seguindo sua política de relacionamento com as comunidades onde atua, a Tractebel realizou uma série de ações socioambientais. Durante a implantação dos parques eólicos, foram desenvolvidos programas ambientais para o monitoramento dos meios físico e biótico, incluindo avifauna, qualidade da água e do solo. Paralelamente às ações voltadas à comunicação, à educação ambiental e ao estudo do patrimônio cultural, histórico e arqueológico, foram realizados projetos para o desenvolvimento das comunidades locais, que compreenderam o fortalecimento da cultura local, especialmente a confecção da renda de bilro,o restabelecimento da infraestrutura viária entre comunidades e a doação de equipamentos médicos e odontológicos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário