segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Seminário de combate à violência sexual infantil

Evento vai reunir estudantes, educadores, moradores e a rede de proteção dos 29 bairros que compõem a Regional VI

Com o objetivo sensibilizar a sociedade a denunciar e combater o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil, tendo em vista que Fortaleza irá sediar a Copa do Mundo de 2014, a Assembléia Legislativa do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, irá realizar no próximo dia 14 de agosto, às 8 horas, na Escola Estadual Paulo Benevides, em Messejana, o I seminário “Quem Cala, Consente – Fortaleza dá um cartão vermelho à violência sexual contra crianças e adolescentes”. 

O evento vai reunir estudantes, educadores, conselheiros tutelares, assistentes sociais, técnicos dos CREAS e dos CRAS, psicólogos, promotores de Justiça, agentes de saúde, líderes comunitários, autoridades públicas e moradores dos 29 bairros que compõem a Regional VI. “Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados, geralmente, por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso nós reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta, para que aprenda a identificar o abuso”, justifica a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada estadual Bethrose (PRP).

Durante o seminário será realizada uma palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno, que explica as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso. Durante o evento, serão formados grupos de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas (PAE) e distribuídos materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar o crime e os meios de denunciar.

“A campanha será realizada em todas as regionais de Fortaleza visando formar multiplicadores de combate a este tipo de crime que assola a nossa sociedade”, explica Bethrose. Em 2011 e 2012 a ação percorreu todo o interior do Estado, mobilizando 183 municípios e 494 escolas, formando ao final mais de 6 mil multiplicadores, com 209 planos de trabalho realizados.

SERVIÇO:

I Seminário Quem Cala, Consente – Fortaleza dá um cartão vermelho à violência sexual contra crianças e adolescentes. 
Local: Escola Estadual Paulo Benevides (Rua Angélica Gurgel, 186, Messejana)
Data: 14 de agosto (Quarta-feira)
Horário: das 8h às 12h.

Karlos Emanuel Soares
Boton Campanha 2013_2014.pngBoton Campanha 2013_2014.png








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário