sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CENTRAL DO ELEITOR


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Banner exibido na página da Central do Eleitor.

Central do Eleitor recebe mais de 8 mil demandas no primeiro semestre

A Central do Eleitor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou 8.741 atendimentos entre janeiro e junho deste ano. Criada em maio de 2010, a unidade é responsável por prestar informações e esclarecimentos institucionais, receber informações, consultas, sugestões, questionamentos, reclamações, críticas e elogios, bem como auxiliar e incentivar ações que estimulem o exercício da cidadania.
Abril registrou a maior parte dos atendimentos, 3.747 ao todo. Em seguida, junho foi o mês de maior procura pela Central em 2013, tendo sido realizados 1.565 atendimentos. Desses, 93% (1.457) foram pedidos de informação. Também foram feitas 58 reclamações, seguidas de 25 sugestões, 14 denúncias, 5 felicitações, 3 elogios e 3 agradecimentos ao TSE. A maioria das demandas, 79% (1.236) ao todo, chegou por telefone.
O relatório mostra ainda que o tempo médio dos atendimentos da Central é de menos de 15 minutos. Um total de 1.556 demandas foram respondidas em uma média de 14 minutos e 19 segundos.
Demandas
As demandas recebidas também são cadastradas por temas. O relatório de junho registra que, do total de 1.565 atendimentos, 840 foram sobre recadastramento biométrico, o que representa pouco mais da metade, ou seja, 54%. Em seguida, estão atendimentos sobre certidão de quitação e crimes eleitorais, que somam 12% dos atendimentos. Em números absolutos, chegaram 185 demandas sobre esse assunto.
Demandas por estado
Na comparação de atendimentos feitos por unidade da federação, o Distrito Federal sai disparado na frente, com 1.086 demandas, o que representa 69% do total. Em seguida vem São Paulo, com 127 demandas (8%) e Rio de Janeiro, com 64 pedidos (4%).
Perfil
Com relação à ocupação de quem faz as demandas, a maior parte vem de empregados de empresas privadas (694), seguidos de servidores públicos (174) e de estudantes (143).
Julho
No primeiro mês deste segundo semestre, a Central recebeu 1.547 demandas. Seguindo o perfil de solicitações feitas nos meses anteriores, 93% (1.447) das demandas foram pedidos de informação, sendo a maioria sobre recadastramento biométrico (830), seguidas de dúvidas sobre certidão de quitação eleitora (189) e título eleitoral (148). Das 1.547 demandas, 73,5% (1.137) foram feitas por telefone.
Funcionamento
No banner disponível no Portal do TSE, o eleitor tem acesso ao “Formulário da Central do Eleitor”. As dúvidas, críticas e sugestões devem ser encaminhadas à Central por meio do preenchimento do formulário e serão respondidas em até dois dias úteis.
A Central do Eleitor, localizada na Sala A-868 do edifício-sede do TSE, também oferece atendimento presencial e por telefone, nos números (61) 3030-8700 e 0800-648-0005.
A unidade não atende pedidos que envolvam consultoria e assessoria jurídica, por serem atividades privativas da advocacia.
RR/LF
FONTE: http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2013/Agosto/central-do-eleitor-recebe-mais-de-8-mil-demandas-no-primeiro-semestre

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