Cinqüenta e um municípios cearenses que elaborarem plano detalhado de  contingência da doença, segundo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa)  podem receber um incentivo de R$ 5,1 milhões do Ministério da Saúde. Para isso a  Sesa irá capacitar e guiar, em parceria com o Conselho Secretarias Municipais de  Saúde do Ceará (Coscems-CE), para que seja garantido o recurso. O prazo para  encaminhamento dos planos de contingência ao Ministério da Saúde termina dia 25  deste mês.
Os municípios devem ainda, garantir um agente de endemias para cada mil  imóveis nas visitas domiciliares e pelo menos três levantamentos de infestação  por Aedes aegypti. Deve também, comunicar os casos suspeitos de dengue grave e  os óbitos, além de ter uma rede de atenção primária.
Na eleição das cidades, o Ministério da Saúde compreendeu as capitais de  estados, regiões metropolitanas de capitais com registros de casos nativos de  dengue, municípios com áreas endêmicas de dengue com população igual ou superior  a 50 mil habitantes e municípios com população inferior a 50 mil habitantes com  notificação acima de 300 casos por 100 mil habitantes em pelo menos um ano no  período de 2007 a 2011.
De acordo com a Sesa, a Portaria que institui o incentivo financeiro, que  equivale a 20% do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde que os municípios  já recebem, foi condescendida na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e  deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) até a última semana deste  mês. A partir da publicação da Portaria, os municípios terão 45 dias para  encaminhar ao Ministério da Saúde cópias da Resolução da Comissão Intergestores  Bipartite (CIB) e do plano de contingência.
FONTE. SITE DA PREFEITURA DE PARACURU
http://www.paracuru.ce.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário