sábado, 1 de março de 2014

SINDSEP ITAPIPOCA, TURURU E URUBURETAMA: Sindsep realiza 1ª Marcha das Mulheres de Itapipoc...

SINDSEP ITAPIPOCA, TURURU E URUBURETAMA: Sindsep realiza 1ª Marcha das Mulheres de Itapipoc...:



O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep) de Itapipoca, Tururu e Uruburetama realizará, no dia 08 de março de 2014, Dia Internacional da Mulher, a 1ª Marcha das Mulheres. O evento tem concentração às 07h30 da manhã em frente ao Sindsep (Rua José Romero, 232 - Sítio Sanharão, Centro – Itapipoca). A marcha segue em caminhada em direção à Praça da Matriz, até as 10h da manhã.

O objetivo da atividade é reunir toda a sociedade para a reflexão em torno dos direitos das mulheres, especialmente no combate à violência de gênero e na questão da equidade entre homens e mulheres, seja na família, no trabalho ou na vida social.

8 de março
Que dia 8 de março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher, todo mundo sabe. Mas as pessoas se lembram do real motivo? Não se trata de mera data comercial, uma oportunidade de movimentar as lojas: existe um fato histórico que justifica a celebração.

Em 8 de março de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho que, à época, eram sub-humanas, incluíam agressões físicas, sexuais e uma jornada muito extensa.

O pedido era que o tempo de permanência na fábrica fosse reduzido para 10 horas diárias. Para que fossem ouvidas, os afazeres foram interrompidos. A resposta dos patrões e da polícia foi muito violenta e fez com que as mulheres se aprisionassem no estabelecimento. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte de todas elas, carbonizadas.

O dia da mulher se tornou oficial em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, e não se firmou apenas como uma data de presentes e propagandas bonitinhas em todo o mundo, mas como uma proposta de debate e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, seus avanços e as formas de desvalorização que ainda insistem em persistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário