quarta-feira, 12 de março de 2014

CIDADANIA E JUSTIÇA

Conquistas do Brasil Sem Miséria são apresentadas em encontro do Banco Mundial

Desenvolvimento

Marca de 1 milhão de alunos de baixa renda formados em cursos do Pronatec é um dos destaques apontados
por Portal BrasilPublicado12/03/2014 17:37Última modificação12/03/2014 17:37

Em apresentação realizada no Encontro da Comunidade de Aprendizagem em Transferências Monetárias da África, em Fortaleza (CE), o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tiago Falcão, destacou como maior legado do Plano Brasil Sem Miséria o compromisso com a questão social. O encontro foi promovido pelo Banco Mundial.
Falcão afirmou que a assistência aos mais pobres, da forma como foi estruturada nos últimos dez anos, deverá nortear qualquer governo no futuro. Após traçar um breve histórico do compromisso de superação da fome, durante o governo Lula, e da pobreza, no governo Dilma, passando pelo programa Fome Zero e o Plano Brasil Sem Miséria, o secretário abordou a melhoria do processo de inserção no mercado de trabalho dos beneficiários. "As pessoas trabalham muito, mas de maneira precária, com baixa remuneração e de maneira intermitente."
A marca de 1 milhão de alunos de baixa renda formados em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi comemorada enfaticamente e surpreendeu o público presente. "Quando se oferece cursos de qualidade que tenham relação com o mercado e que oferecem perspectivas reais de melhoria nas condições de emprego, as pessoas participam", disse.
Números
Além da marca do Pronatec, Tiago Falcão apresentou, ainda, outros números do governo, como os R$ 12 bilhões destinados ao microcrédito para pessoas inseridas no Cadastro Único nos últimos 18 meses, os 400 mil novos microempreendedores individuais que também estão no cadastro, as 400 mil casas do programa Minha Casa, Minha Vida para o mesmo público e as 160 mil famílias que acessaram os recursos de fomento para aplicar na própria produção, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
"Temos ainda vários desafios, principalmente devido à escala do nosso País", enfatizou o secretário. Para ele, o compromisso entre os entes da federação é o principal legado que o Plano Brasil Sem Miséria deixa para a população. "Nada pode ser feito sem compromisso. Mas já podemos dizer que esses programas sociais estão enraizados e esse compromisso será levado adiante", finalizou.
Encontro
O Encontro da Comunidade de Aprendizagem em Transferências Monetárias da África, realizado pelo Banco Mundial até sexta-feira (14), tem o objetivo de promover o conhecimento e compartilhamento de experiências nas áreas de assistência social, transferência de renda e de inclusão produtiva para integrantes de governos de países africanos, que participam da Comunidade de Aprendizagem dos países africanos (CoP). A CoP é formada por 29 países e se encontra presencialmente a cada dois anos, com o seguintes objetivos: consolidar o grupo como uma comunidade, promover o diálogo e o trabalho em rede, discutir temas relevantes e estabelecer as próximas ações. Durante o encontro, serão feitas visitas de campo nos municípios cearenses de Itapipoca, Canindé e Pentecoste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário