Regional
VALE DO CURU
Amuv debate ações contra a seca
07.03.2013
O potencial turístico de praias da região, como a Taíba, está entre os temas a serem avaliados pelos gestores dos municípios que integram a Associação
Fortaleza Ações para minimizar os efeitos da seca na região do Vale do Curu serão debatidas amanhã, durante encontro da Associação dos Municípios do Vale do Curu e Serra de Uruburetama (Amuv). O I Encontro Amuv também abordará discussões sobre as potencialidades regionais. O evento acontecerá na praia da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante.
O objetivo do encontro é contribuir para melhoria da qualidade de vida da população em todos os setores desde a saúde, cultura, lazer, trabalho, educação, assistência social, transportes, entre outros. De acordo com o presidente da Amuv e prefeito municipal de Uruburetama, Vasconcelos Neto, a troca de experiências, proposta do encontro, será válida para trazer melhorias reais para a população dos municípios.
Vasconcelos Neto fala, ainda, sobre a importância do evento para as regiões: "É com grande satisfação que realizaremos esse primeiro encontro e esperamos que o resultado deste evento atenda ao que pede e espera a população da Região do Vale do Curu e Serra de Uruburetama, suprindo às necessidades e contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população. Bons resultados se fazem com troca de experiências, boas ideias, criatividade e vontade política".
O painel sobre a seca comtará com a participação do diretor geral do Dnocs, Émerson Fernandes, e do professor do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Takane, também responsável pelo Projeto TejuCactus, em Tejuçuoca.
Da programação do encontro, também consta o painel sobre Desenvolvimento Econômico, com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, e o diretor financeiro do Banco do Nordeste, Fernando Passos. O secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho, é o convidado para o painel sobre Geração de Resultados.
Também está previsto, para a parte da manhã, painel sobre saneamento básico, com Ruy Gomide, diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública da Funasa; e Flávio Gomes Júnior, diretor executivo da Funasa; painel sobre planos e estratégias de desenvolvimento, com Ana Paula Ribeiro, arquiteta especialista em Engenharia Urbana, e Thiago Ferrarezi, arquiteto formado pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhando com Desenvolvimento Econômico e Planejamento de Turismo; painel sobre as linhas de financiamento da Caixa Econômica Federal com Ricardo Walraven, superintendente regional Norte/Sul do Ceará, e Cleanto Costa, gerente regional Superintendência Norte/Sul do Ceará .
No período da tarde será realizado painel sobre ações de capacitação da STDS para promover trabalho, emprego e renda no Vale do Curu, com o titular da pasta, Evandro Leitão.
A Amuv foi criada com o objetivo de promover o fortalecimento regional, através do desenvolvimento econômico, social e sustentável. Também tem como objetivos promover a união dos municípios da região voltada para a preservação do meio ambiente; a ética, a paz, os direitos humanos e para a visão holística.
É meta da entidade promover cursos, jornadas, seminários, congressos e eventos cujo objetivo seja a promoção do desenvolvimento institucional dos municípios e seus servidores; e criar e manter serviços de consultoria técnica especializada para a assistência de seus filiados.
Congregam a Amuv os seguintes municípios: Apuiarés, Amontada, Canindé, Caridade, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Itatira, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.
Mais informações
I Encontro Amuv para Discussão das Potencialidades Regionais
Amanhã, na Pousada Dunas da Taíba, Loteamento Nova Taíba S/N Telefone: (85) 4006.4033
MARCOS MENDES
COLABORADOR
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1239322
Nenhum comentário:
Postar um comentário