domingo, 19 de agosto de 2012

XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno




Assembleia comemora o XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno


Fortaleza sedia de 19 a 23 de agosto o XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e o II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS), promovido pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) e pelo Centro de Nutrição do Conjunto Palmeiras, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde e com o Ministério da Saúde.


Em apoio à causa, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará irá realizar uma sessão solene em comemoração ao ENAM 2012, nesta segunda-feira (20), às 9 horas, no Plenário 13 de Maio. O requerimento foi de autoia da presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada estadual Bethrose. “O aleitamento materno traz diversos benefícios ao bebê, como prevenção de infecções, diarreia, pneumonia, alergias e obesidade. Amamentar também é importante para a mulher, pois previne a anemia materna e diminui os riscos de desenvolver câncer de mama e de ovário. Por isso que nós da Comissão da Infância e Adolescência apoiamos essa iniciativa do Encontro Nacional de Aleitamento Materno”, justifica a parlamentar.


Participarão da solenidade a atriz global Maria Paula, madrinha da Campanha Nacional de Aleitamento Materno; o coordenador da Rede Ibero-americana de Leite Humano, Dr. João Aprígio Guerra; o coordenador de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Drº Paulo Vicente Bonilha; e a Drª Diva de Lourdes Azevedo, pediatra e presidente do ENAM 2012; além de representantes dos Bancos de Leite Humano do Nordeste, das secretarias municipal e estadual da Saúde, deputados de outros estados, entre outros.


“Essa solenidade também tem como objetivo sensibilizar parlamentares de outros estados a criarem projetos de Lei a fim de instituir a Semana Estadual de Doação de Leite Materno, como fizemos aqui no Ceará, onde dei entrada, em junho passado, no projeto de Lei 97/2012, que está tramitando na Casa”, destaca a deputada Bethrose.


Dados da Secretaria da Saúde do Estado mostram que o leite materno traz saúde e vida  para as crianças. Na proporção em que o índice de aleitamento aumenta, a mortalidade infantil é reduzida. No Estado, chega a 71,14% o percentual de bebês acompanhados pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que são alimentados até quatro meses de vida somente com o leite materno. A Taxa de Mortalidade Infantil, que era de 32 por mil nascidos vivos no ano de 1997, ano em que o índice de aleitamento era menor, de 47%, foi reduzida para 13,1 em 2011. Segundo estudos do IBGE, o Ceará foi o estado que mais diminuiu a mortalidade infantil no País.


O ENAM acontece a cada dois anos no Brasil e reunirá profissionais que atuam no apoio ao aleitamento materno e mães que participam dos movimentos e redes sociais pró-aleitamento. O encontro também é apoiado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), o Instituto de Comunicação e Inovação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH-Br), o Programa  Ibero-americano de Bancos de Leite Humano e a Organização Pan-Americana de Saúde.


SERVIÇO
Sessão Solene em comemoração ao XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Plenário 13 de Maio
Data: 20 de junho (Segunda-Feira)
Horário: 9 horas
Mais informações sobre o ENAM 2012: http://www.enam2012.com.br


NOTA DE AUTORIA DO JORNALISTA  Karlos Emanuel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário