sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Como funciona um parque eólico – O projeto

Como funciona um parque eólico – O projeto


Para que você entenda o funcionamento de uma usina eólica, preparamos a série Como funciona um parque eólico, com informações sobre todo o processo de geração de energia por meio dos ventos. Hoje, você irá conhecer um pouco sobre a etapa inical do processo de implementação de uma usina: o projeto.
Em uma torre eólica, o vento gira uma hélice conectada ao aerogerador, que produz eletricidade. Quando temos vários mecanismos como esse, ligados a uma central de transmissão de energia, temos um parque eólico.
Instalar uma usina, no entanto, é um processo que requer a contratação de pesquisadores e engenheiros nas áreas: civil, elétrica, mecânica, ambiental, entre outros.
A etapa que inicia a implantação de uma usina eólica é a definição da área de instalação e análise o potencial eólico nesse local.
Uma vez estabelecido o local de instalação, é feita a medição dos ventos por um período de, aproximadamente, um ano. Assim, é possível estabelecer uma velocidade média anual para a geração de energia elétrica.
Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões.
As condições tipográficas e de vegetação também são avaliadas nessa fase do projeto, a fim de garantir a viabilidade do parque.
Com o potencial e área definidos, o próximo passo é a elaboração do projeto de Micrositing. Nele, devem constar o layout da usina, tipo de máquina, fabricante, altura das torres, potência, previsão de geração anual de energia e a capacidade máxima de produção.
Nessa fase, também são realizados estudos do solo e infraestrutura para o abastecimento da energia, no que diz respeito à distância até a subestação mais próxima e ao plano logístico para a distribuição da eletricidade gerada.
O projeto também deve incluir um estudo ambiental e socioeconômico, de maneira que a usina ofereça o menor impacto possível à região. Além disso, a área deve estar regularizada e com as respectivas licenças ambientais em dia.
A definição do aerogerador é feita após a finalização do Micrositing, já que a quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, obviamente, com o regime de ventos da região.
Somente com esses dados em mãos, é possível determinar se o parque é viável técnica e comercialmente.
No próximo post da série Como funciona um parque eólico, iremos mostrar como é feita a instalação dos aerogeradores e os profissionais necessários nessa fase. Aguarde
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário