quarta-feira, 22 de janeiro de 2020


ENERGIA SOLAR



Energia solar: a UFC está na direção certa



Há, também no Ceará, uma silenciosa e rápida revolução no processo de geração de energia elétrica. As pessoas, as empresas e até as instituições públicas descobriram que produzir sua própria energia - de fonte eólica ou solar - é melhor, mais barato e mais rápido. A Universidade Federal do Ceará, por exemplo, acaba de celebrar parceria com a alemã Green Enesys que, em 60 dias, elaborará e entregará o projeto executivo para a implantação, na Fazenda Experimental da UFC no Vale do Curu, de um parque fotovoltaico moderno. Além de produzir energia limpa, por meio de painéis solares, o projeto tem dois claros objetivos: reduzir a sua conta mensal de luz e promover a autossuficiência energética de sua fazenda, cujas instalações contarão com laboratórios e outros recursos necessários ao desenvolvimento de pesquisas - inclusive na área das energias renováveis - por alunos e professores da instituição.
As empresas distribuidoras de energia - a Enel no meio - preocupam-se com o seu futuro próximo diante do avanço da autogeração, uma tendência mundial e irreversível. Hoje, o custo da energia solar - que há cinco anos era 10 vezes maior do que o da gerada por fonte hidráulica - já é menor do que o desta. Daqui a pouco, os painéis solares passarão a ser vendidos em supermercados. É o mundo girando impulsionado pela tecnologia que barateia o preço de produção das mercadorias e facilita a vida das pessoas físicas e jurídicas.
Dirigindo um centro de inteligência cujas pesquisas na área da economia devem ser voltadas - e a esperança do contribuinte que sustenta tudo é que o seja - para a sua aplicação em escala na indústria e na agropecuária, a Reitoria da UFC - com esse projeto de geração de energia solar - dá o primeiro passo - e na direção correta - para a construção de um novo caminho para a academia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário