(OUÇA ÁUDIO DA SOLENIDADE AO LADO)
Toda cidade tem seus fatos, causos e lendas que são contados pelo povo. Em Trairi, litoral oeste do Ceará, não é diferente. Sempre há quem tenha algo a contar sobre as coisas que se passaram ou que ainda estão acontecendo.
A diferença é que, em Trairi, boa parte dos fatos, causos e lendas agora estão registrados em livro. “Trairi: a vida e o saber do povo” é o resultado de um trabalho de pesquisa e compilação de informações que foi idealizado pelo produtor cultural Raphael Ribeiro.
No dia do lançamento (21/11), Raphael disse que o projeto surgiu da necessidade de registro da história da cidade, já que o único livro encontrado pelo produtor teria sido o de Maria Pia Salles, professora trairiense que escreveu, sob uma ótima poética, sobre as origens da cidade. Assim, percebeu que tinha um novo desafio: o de retratar a história oral que é contada de geração a geração de forma espontânea, em prosa e verso, sem um registro escrito. Aí surgiu o livro, uma publicação realizada através da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura) , com o patrocínio da Tractebel Energia.
Raphael afirmou que uma das primeiras entidades que demonstrou interesse em apoiar o projeto foi a CEPAN - Comunidade Educacional Padre Anchieta. Depois dela, algumas das famílias de Trairi cederam seus arquivos e fotos que eram digitalizadas na própria moradia onde as histórias e causos eram contados.
A organização e edição do livro foram da jornalista e documentarista Carolina Coral, Mestre em Estudos Latino-Americanos. Ela disse que o maior desafio foi dar voz a pessoas que já estão há muitos anos movimentando a cultura de Trairi. Carolina afirma que “seu trabalho foi colher as ‘sementinhas’ e formar uma ‘árvore linda’ que resultou na obra literária”. Ela destacou que primou por dar a todos os colaboradores o mesmo espaço e grau de importância no momento de compor o livro sobre a história de Trairi.
Alexandre Thiele, gerente da Regional Eólicas da Tractebel Energia, lembrou que a história não é só o passado, mas o que acontece a todo o momento. Para ele, “Trairi: a vida e o saber do povo”, retrata a história de pessoas que ainda estão aqui. Ele ressaltou que a Tractebel Energia, em todos os seus empreendimentos, procura valorizar a cultura da região onde as usinas são implantadas.
“Temos aprendido muito com a comunidade , somos parceiros e viemos pra somar“ disse Artur Ellwanger, gerente de Geração da Tractebel. Ele reforçou o convite aos programas de visitas e destacou o apoio dado aos projetos culturais e sociais, no sentido de trazer uma melhoria de vida às pessoas das comunidades.
Dona Marilda, representando as mulheres de Trairi, recebeu um livro de Alexandre Thiele e, por sua vez, Artur Ellwanger fez a entrega ao Sr. Manoel Gomes, do CEPAN. A jornalista Carolina Carol entregou exemplar a Dona Raimundinha, representante das rendeiras, e a Chico Abel, criador do Projeto Vidart, da praia de Guajiru.
Usando a palavra, o professor Cláudio Antero Rôla destacou a importância da Tractebel para a cidade de Trairi, não só na geração de emprego e renda, mas também na parceria com empresas, como a Incentive Projetos e Eventos, para a produção e coordenação do projeto de livro que retrata os causos de Trairi.
Charles Robson
Nenhum comentário:
Postar um comentário