quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Evaporação da água nos açudes é inevitável | O POVO

Evaporação da água nos açudes é inevitável | O POVO

AÇUDES 23/01/2014

Evaporação da água nos açudes é inevitável(0)


“Todo reservatório aberto, nas nossas condições, está sujeito à alta evaporação”, afirmou o doutor em Solos e Água, Moisés Custódio Saraiva, que também é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Alta temperatura, falta de chuvas e ventos fortes são os fatores que intensificam o fenômeno, que é natural e ajuda a piorar o estado dos reservatórios no Ceará. O professor explicou que o ideal seria armazenar água no interior do solo. “Debaixo da terra, a evaporação praticamente não existe”, explicou.

“O sol só chega a 30 cm ou 40 cm e se o reservatório for de areia, é ainda melhor, porque a água não consegue subir por capilaridade. E não tem evaporação”, acrescentou. A situação é pior para os açudes pequenos, que têm grande superfície e pouca profundidade. “O mundo inteiro já tentou evitar a evaporação, colocando até camadas de uma substância que teria essa função. Mas é um procedimento caro e o primeiro vento forte leva essa camada embora”, detalhou.

A necessidade de chuvas intensas para abastecer os açudes é reforçada por Moisés para que haja escoamento superficial da água. “Quando a chuva é pouca não há esse escoamento. A água não vai para o reservatório, ela se infiltra no solo e não escoa. O ideal é um inverno que comece com chuvas fortes e termine com precipitações mais amenas, ideais para o cultivo de culturas”, explicou. (Sara Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário