O Assentamento do Imóvel de Maceió possui uma áreaSUPERIOR A CINCO MIL E OITOCENTOShectares, formada por zonas de praia epós-praia, campos de dunas, lagoas, riachos e mata de tabuleiro.
O ASSENTAMENTO FICA NO LITORAL oeste do Ceará, nomunicípio de Itapipoca.
A maioria DASfamíliasretira parte de sua alimentação da terra e do mar.
por sofrer ameaças de grandes empreendimentos IMOBILIARIOS,os moradoresmantemumaluta constantepelo território
a vitória mais recente das pessoas que vivem aquiéreconhecimento, por meio de decisão judicial, noultimo dia 07 de julho, do direito de posse e uso da faixa de praia .
o espaço funciona como porto de embarcações e local dasbarracas que guardam redes e demais petrechos dos pescadores.
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário DO ESTADO DO CEARÁ entregOU, para a Associaçãodos Pescadores do Maceió , uma embarcação, do tipo catamarã,financiada pelo BIRD - Banco Internacionalpara a Reconstrução e o Desenvolvimento .
na aquisição do barco,Foram investidos mais de OITeNTAE UMmil REAIS, ORIUNDOS DO Projeto SãoJosé.
ESTÃO SENDO beneficiadas TREZENTAS E CINCOENTA E QUATRO famílias da comunidade
A REGATAfoi uma realização da Associação de Pescadores do Imóvel Maceió (ASPIM) e do Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST), em parceria com a Rede Cearense deTurismo Comunitário (Rede Tucum).
A ESCOLA DE FORMAÇÁO DRAGÃO DO MAR DO CONSELHO PASTORAL DA PESCA ESTÁ REALIZANDO NA PRAIA DA EMBUACA EM TRAIRI UM CURSO DE CAPACITAÇAO SOBRE OS DIREITOS DOS PESCADORES.
A PRAIA DA EMBUACA É FORMADA POR UM PEQUENO PORTO DE JANGADAS .
AQUI MORAM PESSOAS SIMPLES QUE VIVEM BASICAMENTE DA PESCA.
DOS CERCA DE DUZENTOS PESCADORES QUE MORAM AQUI, SOMENTE CINCONETA POR CENTO TEM LICENÇA PARA PESCAR.
UM CURSO DE CAPACITAÇÃO SOBRE OS DIREITOS QUE OS PESCADORES E PESCADORAS ESTÁ SENDO REALIZADO PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO DRAGÃO DO MAR E PELO CONSELHO PASTORAL DA PESCA.
ORMEZINDA BARBOSA - COORDENADORA DO ENCONTRO
MARTILENE RODRIGUES QUE É COORDENADORA DO MOVIMENTO DOS PESCADORES E PESCADORAS FALA DA LUTA PRA GARANTIR OS DIREITOS DE QUEM VIVE EXCULISAVAMENTE DO MAR.
Os 6 mil trabalhadores da UTE – Usina Termoelétrica Pecém juntamente com os sindicatos filiados da Força Sindical realizaram uma manifestação reivindicando a aprovação da pauta trabalhista.
O ato aconteceu em toda a Região Nordeste. Em alguns estados foram realizados em conjunto com as demais centrais.
Aqui no Ceará o evento foi realizado apenas pela Força Sindical.
Participaram dirigentes sindicais de várias categorias, personalidades do mundo do trabalho, o presidente da Força Sindical CE e representantes sindicais da Força Sindical Nacional.
A pauta trabalhista fixada para este ano é a redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas; fim do fator previdenciário; regulamentação da terceirização, redução da taxa de juros; regulamentação da Convenção 151 e da Convenção 158, da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
O MINISTRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, UBIRATAN AGUIAR DISSE, EM DISCURSO NA CAMARA MUNICIPAL DE TRAIRI - CEARA QUE, PARA ACABAR COM AS FRAUDES BASTA SER APLICADA A LEI DA VERGINHA NA CARA.